Sabesp – Programa Onda Limpa – Mais de 100 Estações de Esgotos Sanitários Monitoradas. É a Vector contribuindo para você pegar onda

O trabalho realizado pela Vector consistiu na implantação de um sistema de comunicação de dados de cada Estação Elevatória de Esgoto (EEE) construída pelo Programa Onda Limpa, pertencente a uma Sub-Bacia, do Sistema Supervisório no Centro de Controle de sua respectiva Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) nas cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá (Vicente de Carvalho), Itanhaém, Monguaguá, Peruíbe e Praia Grande e também ao Sistema Supervisório do Centro de Controle de Santos.

O sistema de comunicação fornecido é livre de licenciamento na ANATEL e para ser colocado em funcionamento foi projetado em software de análise de perfil de relevo e propagação de frequência e testado em campo através de estação móvel, a qual permite a aferição do projeto computacional, agilizando a realização dos trabalhos. As áreas que fizeram parte desta obra foram no total de 105, sendo elas 97 EEEs e 8 ETEs.

O sistema de automação teve por finalidade a telemetria e telecomando das ETEs às EEEs, podendo assim acompanhar e intervir diretamente no bombeamento dos efluentes e contou também com a centralização da telemetria em um Centro de Controle Operacional (CCO) em Santos, onde os operadores do projeto Onda Limpa acompanham o processo e direcionam esforços nas áreas mais críticas, podendo, por exemplo, evitar extravasamentos nas EEEs, que antes só eram conhecidos após reclamação dos moradores.