Revista online da Vector Engenharia e Automação

NESTA EDIÇÃO - EDIÇÕES ANTERIORES - HOME VECTOR

Inteligência artificial bem irrigada

Contrato firmado entre a Vector e a Codevasf, do Ministério da Integração Regional, leva automação ao Jaíba, um gigantesco projeto de irrigação que cobre área de 100 mil hectares no norte de Minas Gerais. Além da inovação tecnológica, plano de automação tem impactos social e ecológico abrangentes

A Vector assinou com a Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, contrato para a implantação de um projeto inédito de automação na área de irrigação. O objetivo é a modernização de toda a infra-estrutura de controle e vigilância do parque de irrigação do Projeto Jaíba, localizado em uma extensa área no norte de Minas Gerais. Orçado em aproximadamente R$ 10 milhões, o plano de automação conta com sofisticações únicas – como o uso de sistemas dotados de inteligência artificial para monitorar e controlar automaticamente centenas de dispositivos instalados em campo, a exemplo de comportas e estações de recalque de água.

_________

"
Impossível manter uma área de 100 mil hectares irrigada somente com processos de operação manuais"
Eng. Júlio César Carvalho, Codevasf
_________

“O empreendimento seguramente será um marco na implantação deste tipo de projeto no Brasil”, diz José Carlos Trigo Junior, Diretor Comercial da Vector Engenharia. “A idéia é ampliar produtividade, qualidade e segurança das vias de irrigação do Jaíba e, ao mesmo tempo, dar aos dirigentes instrumentos de gestão avançados e acompanhamento em tempo real do que ocorre em toda a área do projeto. A verdade é que estamos orgulhosos de fazer parte desse empreendimento e, ainda, por ter a Codevasf como importante parceira há mais de dez anos e ao longo de quatro contratos de alta complexidade.”

Segundo o Engenheiro Mecatrônico da Codevasf, Júlio César Vaz de Mello Carvalho, a proposta de automação do Jaíba é um claro indicativo de que a companhia tem a visão focada na aceleração do desenvolvimento regional através da modernização. “Seria impossível manter uma área de 100 mil hectares irrigada somente com processos de operação manuais. Não se alcança competitividade e nem é possível atrair investidores e investimentos assim”.

Neste processo, um sistema de informação por atuadores e sensoriamento remoto vai monitorar e atuar em toda a rede de irrigação, dando maior confiabilidade e proporcionando aproveitamento máximo dos recursos. Alem disso, câmeras de última geração permitirão, remotamente, a supervisão e vigilância de todo o Projeto Jaíba.

Através de telas em 3D dinâmicas instaladas em uma central no Projeto Jaíba, com equipamentos dos mais modernos atualmente, técnicos, com auxilio de um programa dotado de inteligência artificial, controlarão comportas, motobombas, estações de recalque e todo o trânsito dentro do Perímetro Irrigado. Alem disso, todas as imagens e uma simulação em tempo real da Central de Controle e Operação estarão disponíveis na rede da Codevasf e na web.

Marco histórico na área de irrigação.
Com sistemas especialistas e centenas de sensores em campo, controle total em central de operações.


Vectorial é uma publicação mensal da Vector Engenharia e Sistemas de Automação
(C) 2008 - www.vector.com.br
Criação e desenvolvimento: Allameda.com