• Sete meses antes do prazo, Vector entrega obra para controle do sistema de água de Paranavaí

A obra foi realizada em tempo recorde e utiliza tecnologias de ponta para o controle do sistema de água do município.

Os operadores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) responsáveis por acompanhar o sistema de abastecimento de água de Paranavaí contam agora com um novo Sistema de Supervisão e Controle (SSC).

O software iFIX, escolhido para ser o sistema padrão na Sanepar, realiza o monitoramento, em tempo real, de todas as medições de vazão, pressão, nível dos reservatórios, além do controle de todos os poços e elevatórias de água bruta e tratada de Paranavaí. Os dados são coletados em 15 pontos espalhados pelo município. A partir do Centro de Controle Operacional (CCO), área física responsável pelo controle do sistema de abastecimento público, os operadores da Sanepar acompanham o sistema através de telas desenvolvidas pela Vector, especificamente, para o sistema de Paranavaí.

A modernização trouxe muitos benefícios para a Companhia, dentre eles a melhor comunicação entre as áreas, a possibilidade de análise de riscos e de perdas, estudos de futuras ampliações, além da elaboração de vários tipos de relatórios.

Embora a conclusão da obra estivesse, inicialmente, prevista para janeiro de 2018, a Vector antecipou o prazo e finalizou os trabalhos em junho de 2017.

De acordo com o Gerente Regional de Paranavaí, Arnaldo Giovani Rech, "a antecipação em sete meses permite que novas obras possam ser incluídas no sistema".

Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de abastecimento de água de Paranavaí

 

Voltar