• Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF)

Retomada das obras no Eixo Norte

Muito antes da ONU (Organização das Nações Unidas) instituir o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, o tema já era preocupação em todo o mundo. Apesar de dois terços do planeta Terra serem constituídos de água, somente cerca de 0,008% do total é potável. Em nosso país a preocupação com a água não é diferente, principalmente no Nordeste, onde a seca gera sofrimento e sérias dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Um dos projetos do governo brasileiro que trabalha para resolver esse problema é o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), que beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 localidades nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de 294 comunidades rurais às margens dos canais.

Em julho foram retomadas as obras no Eixo Norte do PISF. O Eixo Leste já está em operação de ponta a ponta desde 10 de março.

Descrição do Projeto

O Projeto São Francisco é composto por dois eixos de distribuição de água: o Leste com 217 quilômetros de extensão, e o Norte com 260 quilômetros. Para prover água por esses 477 quilômetros de canais, muita tecnologia teve que ser implantada. Além da obra civil de grande magnitude, vários sistemas operam conjuntamente, como os Sistemas Elétricos, Sistemas de Telecomunicações, Centrais de Controles, Estações de Bombeamento, entre outros. Uma das empresas que se destacou no fornecimento de serviços para esse grandioso Projeto foi a Vector Engenharia e Sistemas de Automação. De acordo com Matheus Pereira, Analista de Gestão da empresa, a Vector foi responsável pela implantação do Sistema de Automação (SDSC) e Sistema de Telecomunicações nas unidades do Trecho V do Eixo Leste, contemplando 6 Estações de Bombeamento (EB's) com potência total de 50,8 MW, 10 Estruturas de Controle (EC's - Comportas) e 12 Tomadas D'Água de Uso Difuso (TUD's), e também nas unidades dos Trechos I e II do Eixo Norte, contemplando 3 EB's com potência total de 54,22 MW, 8 EC's e 12 TUD's. "Além do cumprimento desse escopo original/contratual, a Vector também foi contratada para realizar os testes e comissionamento do sistema elétrico e apoiar a coordenação dos testes necessários para a partida das EB's, promovendo a integração das atividades entre todas as empresas/fornecedores envolvidos, a fim de compatibilizar o cronograma de partida das estações com as metas estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional", complementou Matheus.

(Sertânia/PE, 10/03/2017) Equipe Vector presente na Cerimônia de Inauguração da EBV-6 do Eixo Leste do PISF. Da esquerda para a direita, Tiago Rodrigues, Diretor Executivo; Eudócio Deschamps, Coordenador de Implantação; Emerson Lima, Técnico em Automação; Jaqueson Camêlo, Encarregado de Elétrica; Milton Martins, Diretor Comercial; e Igor Leite, Coordenador de Engenharia.

 

Voltar